quinta-feira, 2 de outubro de 2014

CAÇADA NA BARRAGEM DO BEZERRO EM JOSÉ DE FREITAS-PI

         Olá a todos os detectoristas do Brasil  e também à todos os amantes do hobby. Desta vez resolvi fazer uma prospecção em um balneário muito conhecido na região norte do Piauí: A Barragem do Bezerro, em José de Freitas-PI, situada a 44 Km de Teresina. Nem me perguntem o porque do nome, não tenho idéia. O local é bastante frequentado aos finais de semana, porém nos últimos meses tem reduzido bastante o número de frequentadores, não sabia porque, mas depois que já estava de saída, soube. Neste balneário, há duas localidades, segundo os moradores da região: A parte dos ricos e a dos pobres. Fui em ambas. Na parte dos ricos encontrei 1 real de moeda em vários lacre e tampas. Um detalhe: tive dificuldade pra escavar, pois meu sand-scoop era de PVC e além disso o solo é uma união de piçarra e argila, formando com água quase um cimento, bem difícil de escavar. Na parte dos pobres, achei uns 70 lacres, uma moeda de 10 centavos, dois pedaços de óculos, umas bijus (um brinco vagabundo, como diria o amigo Radar Detectors, vulgo Gerson Hideo) e um crucifixo. O mais importante é que finalmente, depois de quase 100 lacres, aprendi a diferenciar o ruído do Excalibur II, pra lacre e outros metais mais nobres como ouro, prata e cobre. A diferença é mínima, como músico diria meio tom ou menos (microton), ambos bem agudos, além do fato da intensidade do som ser maior para lacres, que para a maioria dos anéis (depende do diâmetro do anel) e brincos, pingentes ou pulseiras. Com relação ao motivo de poucas pesssoas estarem frequentando, é que está havendo um ataque de piranhas, Ainda bem que não soube antes de caçar, rsrsrsrs. Além disso, pelo menos a tampinha vale um ponto, rsrsrsrs. Abraços e até a próxima postagem.

Meu canal no Youtube:https://www.youtube.com/channel/UCSYmyMFNg3hdme9c67Di0EA

Link do Grupo Caçadores de Tesouros: https://www.facebook.com/groups/cacadoresdetesouros/

Link do grupo Detector de Metal: https://www.facebook.com/groups/detectordemetal/

Link do grupo Detectorismo Brasil: https://www.facebook.com/groups/detectorismobrasil/


    Barragem do Bezerro, José de Freitas-PI (Foto: Alexandro Dias)


       Barragem do Bezerro, José de Freitas-PI (Foto: Alexandro Dias)



    Alguns do achados:



2 comentários:

  1. Lauro, um dos lugares mais promissores para a detecção de metais no Brasil é a região da batalha do rio Jenipapo e fica aí no seu estado, mais precisamente na cidade de Campo Maior. Não sei se é dificil para vc ir até lá, mas se aparecer uma oportunidade não deixe de ir e principalmente de nos mostrar os achados kkk.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso! É uma grande satisfação ter seu comentário por aqui. Estou a algum tempo programando uma caçada naquela região, de Campo Maior na baixa de Fidié, Comandante das tropas portuguesas aqui no Piauí, e em Castelo do Piauí, região proxima. Estas cidades distam uns 80-120 km de Teresina, e fazem parte das cidades mais antigas do Piauí, juntamente com Oeiras, inclusive aparecem em um mapa que tive acesso, que data do ano de 1695. Assim que for lá, com certeza vc será um dos primeiros a ver os achados. Abraço

      Excluir