domingo, 28 de abril de 2013

Pesquisa na cidade de Oeiras - PI

        Fala galera detectorista. Faz algum tempo sem posts, mas agora com minhas férias vou dar uma agilizada nisso! Aproveitando o feriado da semana santa para fazer uma prospecção na cidade de Oeiras-PI. Esta cidade foi a primeira capital do Piauí, sendo fundada em 1697, então como paróquia de Nossa Senhora da Vitória. Então em 1712, subiu à categoria de Vila do Mocha, por causa do riacho do Mocha, e em 1717 foi elevada a condição de Capital da Província do Piauí, permanecendo nesta condição até 1852, quando o então presidente da província, José Antônio Saraiva, fez a mudança da capital para a Vila do Poty, alegando  motivos geográficos, econômicos e quem sabe também, amorosos? rs.
      Um dos principais problemas foi que não conseguimos autorização para caçar nos locais, teoricamente mais prolíficos, e isso causou uma grande frustração. Então tivemos que nos contentar em caçar em algum locais, os quais não nos responderam muito bem: pregos, cravos antigos, um crucifixo artesanal em madeira (com um preguinho atrás) e um monte de pregos e parafusos, nada de valor histórico e/ou econômico. Mas valeu por conhecer a cidade, os locais históricos da fundação do Piauí, e a companhia da caçada.


            Eis os achados mais apresentáveis: 






Aqui está o link do vídeo no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=U-g_I8f30jA e até o próximo episódio!






5 comentários:

  1. Olá Lauro, parabéns pela pesquisa, o local é mágico e inspira grandes pesquisas. Objetos dignos de um colecionador. Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Valeu Jura Jones, é muito gratificante receber um comentário de um caçador como você. Abraço

    ResponderExcluir
  3. amigo ainda vou iniciar no mundo do detectorismo, mas ja acompanha há tempos os trabalhos fantasticos de vcs. sou de floripa - SC, e é incrivel como as construçoes portuguesas daqui sao tao identicas, aqui mesmo tem umas igrejas iguaizinhas a essa das fotos, porem nao poderei detectorar lá! esse cristo é de metal? achei bem legal mas me parece tanto de argila hehe. um abraço boas caçadas. Ah minha maior vontade é ir ao interior de MG e em algumas cidades do nordeste pra caçar, os melhores lugares q tenho visto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael! É uma grande satisfação ter vc no blog! Neste local encontrei muitas dificuldades, pois a maioria dos prédios são tombados! O Crucifixo é de madeira com um preguinho atrás, parece bem antigo! Espero que em breve inicie suas caçadas e creio que pelo seu entusiasmo vc já é um detectorista! Quando quiser vir para o Nordeste sinta-se à vontade aqui tem praias lindas e espero que possa lhe dar um apoio caso decida vir para o Piauí. Abraçomeu ip

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir